A arte do mosaico com pintura em vidro é o universo técnico de Ju Barros. Trata-se de um mundo que envolve o trabalho com fragmentos de imagens e a capacidade de compor conjuntos equilibrados. As cores imprimem harmonia pela associação de diversos fatores, como o brilho e a intensidade.
Uma característica das suas criações está na capacidade de lançar um olhar para os sentimentos pleno de sensibilidade e delicadeza. Estabelece assim uma dinâmica em que o fazer caminha ao lado de uma proposta existencial que dá ao criar aspectos que recuperam o lugar da arte como um pensamento sobre o mundo.
Seus trabalhos apresentam equilíbrio. Isso independe do tema específico tratado, seja o feminino, a natureza ou relacionamento dos seres humanos com o entorno. Assim, as composições instauram um discurso visual que transmite ao observador uma atmosfera de interiorização.
Dessa maneira, passamos a participar do mundo que a artista cria, integrando-nos ao que ela nos apresenta. A expressão das imagens propostas leva o observador a mergulhar na obra, criando um diálogo plácido e sutil, que faz a arte fluir pelos nossos poros.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.